2008-12-08

Somos todos UM




Somos, cada um, como uma peça de um puzzle que se encontra espalhado numa mesa. Biliões de peças, todas únicas, diferentes, com características especiais que nos tornam essenciais ao todo.


O objectivo da nossa existência prende-se com o experienciar ao máximo, como indivíduos, o que seria mais complexo ou mesmo impossível de ser experienciado pelo todo (se a Vida, ou Deus, é tudo, como se pode experiência?).


Para se experienciar, a Vida divide-se continuamente em pequenas unidades (uma planta, um ser humano, uma pedra...).


Nesta existência, temos um corpo físico capacitado de sentidos para que essa experiência seja possível. O tacto, a visão, o paladar, o olfacto, a escuta, os quais aliados à mente nos trazem as experiências mais belas e as mais horríveis também, sendo todas muito importantes.


Sem a tristeza não poderíamos conhecer a alegria, sem o feio não daríamos valor ao belo, sem o amargo, não desejaríamos o doce, sem a dor não desejaríamos o prazer. A moeda tem sempre dois lados.


Temos estas experiências todas e podemos escolher o modo como as vivenciamos: se fazemos delas experiências positivas, aprendendo com elas ou se fechamos os olhos e fingimos que não é nada connosco


Contudo, sejam quais forem as nossas decisões, as nossas opções, todas são válidas porque nada mais são do que caminhos para a experiência. Uns de um modo mais célere, outros num ritmo mais lento, caminhamos na direcção do Todo.


No nosso ser mais profundo, sabemos o que realmente importa e sabemos que somos parte de um todo, mas, na maior parte do tempo, o facto de sermos unos fisicamente provoca a ilusão de que estamos efectivamente separados e em comparação uns com os outros. Vivemos na ilusão da competitividade...


Se cada um de nós tivesse a consciência de que todos somos essenciais e parte de algo magnífico e vivo como a Existência, teríamos mais compaixão pelo outro (porque estaríamos a ter compaixão por nós mesmos), respeitaríamos os outros seres e ficaríamos gratos por estar aqui e agora (porque já o facto de respirar faz com que a Vida evolua activamente - o dióxido de carbono que lançamos a cada expiração ajuda uma árvore ou uma planta a sobreviver, e elas dão-no tanto...).


Uma pequenina gota tem a essência do Oceano em si, mas só se transforma em Oceano quando se une a outras gotas.

Nunca estamos sozinhos...






2 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Ou seja, o que é a Natureza? É Deus? Onde está o Princípio das Coisas?
Há princípio e Fim das coisas? Qual a razão de ser da Vida? Quem somos nós, Homens, mais uma peça na engrenagem de Tudo e de Nada?
Que engrenagem?!!!
Seremos todos UM?
Contamos coisas uns aos outros e dezemos o quê? Palavras? Palavras que querem dizer coisas? Que coisas?!
...
Caro amigo, entretanto cá vamos andando...solitária e dispersamente!

Anónimo disse...

"Hoje de manha saí muito cedo,
por ter acordado ainda mais cedo e não ter nada que quisesse fazer.
Não sabia que caminho tomar mas o vento sopra forte, varria para um lado. E segui o caminho para onde o vento me soprava nas costas.
Assim tem sido sempre a minha vida, e assim quero que possa ser sempre - vou onde o vento me leva e não me sinto pensar..." um doce para uma doce mulher

As reflexões são sempre autistas, não carecem de resposta ou de interação, é apenas mais um texto que techega como os outros... desfruta e continua o guião para os meus sonhos :Pandora